quinta-feira, 5 de julho de 2007

Mobiliário na CMAG

Contador
Casquinha, Carvalho, ébano,
marfim e tartaruga, madeira
acharoada a negro e ouro, com
pinturas com cenas do Novo
Testamento (Escola de Rubens)
Holanda, 2ª metade do
séc. XVII
Inv.: CMAG 592

O núcleo de mobiliário português apesar de compreender peças datáveis de entre os séculos XVII e XIX, demonstra a preferência do coleccionador Anastácio Gonçalves pelas obras da época de D.José e de D.Maria I.De entre as obras apresentadas, destaque para os móveis de assento através dos quais se pode conhecer a sua evolução, as suas características específicas na individualização do gosto e sensibilidades nacionais. São exemplos de como a partir de modelos franceses e ingleses, da herança estética portuguesa, da versatilidade da madeira utilizada, o pau-santo, e da perícia dos nossos marceneiros esta tipologia se vai alterando desde os exemplares da 2ª metade do século XVII até aos exemplares dos ambientes burgueses do século XIX.

A influência dos modelos europeus e a divulgação da gramática decorativa rocaille transporta-nos para meados do século XVIII onde o trabalho de talha realçada com dourados ou aproveitando as tonalidades contrastantes do claro-escuro da madeira de pau-santo. Também neste período se diversificam as tipologias do mobiliário no interior das habitações, tais como as mesas de encostar, as secretárias, as papeleiras, as cómodas ou os canapés comprovadas nesta mesma colecção. Este século finaliza, contudo, com novas propostas estilísticas sentidas no progressivo esbatimento das formas sólidas e a divulgação de soluções mais frágeis e menos volumosas como são as decorações de perlados, laços de fitas, festões de flores entre outros motivos de inspiração clássica. Associadas a este gosto vão sendo substituídas as anteriores madeiras escuras por outras de tonalidades mais claras mais de acordo com as leves decorações dos interiores. Estas características estão presentes na feminilidade do mobiliário da época de D.Maria I da colecção.

As obras provenientes do século XIX deixam-nos verificar que a importação de peças ou a reprodução de modelos estrangeiros, faz decair a produção nacional de peças com especificidades próprias.

Os exemplares provenientes do estrangeiro apresentam nesta colecção uma significativa importância. Expõem-se peças de origem francesa, inglesa, holandesa, espanhola e mesmo chinesa dos séculos XVII e XIX com as suas particularidades funcionais e decorativas.

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